Histórico e Apresentação do Curso Técnico em Mecânica


Fachada principal da Escola Técnica
Quando a nossa instituição foi inaugurada como Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte - ETFRN o curso era Eletromecânica, que tinha o objetivo de formar profissionais capazes de atuar em projetos e execução de instalações elétricas e mecânicas de equipamentos industriais. Porém, há alguns anos, houve a separação do curso em dois: Eletrotécnica e Mecânica. 

Ciência dos Materiais, Desenho Técnico, Metrologia e Metalografia, Tecnologia Mecânica, Mecânica dos Fluidos, Manutenção, Mecânica Automotiva, Instrumentação e CNC são algumas das matérias que o curso aborda. 
                                                                                                                                             Técnico em mecânica 

Um técnico em mecânica atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos; planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança; controla processos de fabricação; aplica técnicas de medição e ensaios; especifica materiais para construção mecânica dentre outras atribuições, podendo usar sua formação para emitir laudos técnicos para patentes e registros. Os mercados de trabalho para um Técnico em Mecânica estão principalmente na Indústria, nas fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, em laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa e em prestadoras de serviços e empresas cuja funcionalidade abrange a área.


Na região do Oeste Potiguar, são inúmeras as oportunidades para o profissional: desde empresas como a Petrobrás, Schlumbeger, Engepetrol, até organizações que não são do ramo da Indústria, mas necessitam de um técnico em mecânica.









Por Mariana Tavares Condados





Tags: historia, origem, noticias
Fonte: ifrn.edu.br e Wikipédia.com.br

0 comentários: