Aluno explica o motivo de desistência do curso

A defasagem de alunos do ensino técnico vem ficando cada vez mais ocorrentes no pensamento dos estudantes dos institutos federais do Brasil, esse é um assunto que deixar qualquer reitor com os nervos à flor da pele. Propus uma entrevista com João Hélio,17, ex-aluno do curso de eletrotécnica, para falar um pouco mais sobre a visão de um estudante que tomou a decisão de desistir do curso.
Aldenir Morais: Você como um aluno que desistiu, quais foram suas desilusões com o curso?

João Hélio: Inicialmente tive problemas com alguns professores da área técnica, alguns não conseguiam transmitir o conhecimento de forma intuitiva, sendo assim, dificultava bastante o entendimento de matérias mais complexas. Os mesmos se sentiam cuspidores de conteúdo, se é que posso falar assim.

Aldenir Morais: E Quanto ao ensino?

João Hélio: Sabemos que o IFRN dá preferência a formação técnica, nesse ponto senti forte dificuldade, pois eu percebia uma educação uniformizada, como se priorizasse a teoria no lugar da prática. Considero esse um ponto que precisa ser aperfeiçoado, que tal focar um pouco mais na prática dos alunos?

Aldenir Morais: Como o instituto contribuiu para seu crescimento?

João Hélio: Sinto que em alguns momentos fui oprimido por pessoas que nunca tentaram entender meu ponto de vista... E esses foram um dos motivos no qual influenciou bastante em minha desistência. Mesmo assim, acredito que a instituição foi de extrema importância para minha formação como pessoa, pois me ensinou a conviver com pessoas com ideologias extremamente opostas as que eu sigo e isso é uma enorme vantagem do IFRN. Sem falar no ponto da liberdade que o aluno tem na instituição.
Aldenir Morais: Mas, qual foi o principal motivo da sua desistência?
João Hélio: Eu nunca quis ser técnico e vejo que muitos que lá estudam também não, algo que o IFRN deveria rever e tratar o técnico como algo opcional. Pois nem todos querem seguir nas áreas técnicas oferecidas, como é o meu caso, quero seguir a carreira jurídica.

Aldenir Morais: Qual a maior vantagem de ter estudado no IFRN?

João Hélio: Certamente o amadurecimento que a instituição te proporcionará, remetente ao que eu falei sobre você conviver com pessoas totalmente diferentes, de mundos diferentes, só isso já é um choque cultural para qualquer um. Tipo o filho de uma empregada doméstica estudando com a filha de um mega empresário, tendo os dois a mesma qualidade de ensino.

Aldenir Morais: Para finalizar, você está na torcida por qual curso?

João Hélio: Rapaz, essa pergunta é complicada. MAS, SOU DE ELETRO KKKK!


Por Aldenir Morais


Tags: Entrevista, notícia, 

0 comentários: